Old Spotted Dog Ground
O meu coração só tem uma cor: azul. Sou belenenses da ponta das unhas dos pés à ponta dos cabelos que já me saem pelos ouvidos, que a idade não perdoa. Ou aos da cabeça, que ainda tenho em abundância. Sou belenenses desde que me lembro de ter clube e serei belenenses até sair deste mundo esticadinho e aprumado, oxalá que com o emblema do Belém na lapela e uma bandeira debaixo do braço.
Não quer isto dizer que padeça de um sectarismo que me impeça de olhar para os clubes à minha volta sem lhes reconhecer méritos, elementos característicos com os quais me identifico, dificuldades semelhantes às do Belenenses, aspectos identitários que os aproximam ou do clube do meu coração, ou da visão que para ele tenho.
Se amor só sinto pelo Belenenses, simpatia sinto-a por mais de uma dezena de emblemas, portugueses, europeus e mais além. Gosto do COL, que aliás se estreou frente ao Belenenses, nas Salésias, com números na camisola. Gosto do FC Sankt Pauli, do Rayo, do Unionistas de Salamanca, do Osasuna e do Atlético de Madrid. Acompanho com atenção o Leeds, o Clapton CFC e o Wimbledon. Em França "sou" Red Star e na Itália não tenho como resistir ao Livorno e ao Nápoles, culpa da cor da camisola e do melhor 10 da história. Por influência de um amigo grego torço pelo AEK de Atenas e na Rússia, lá ao longe, é o Torpedo que me chama. Mas adepto, sem pingo de traição ao Belenenses, sou do Leyton Orient de Londres e, num sentimento em crescimento, do Botafogo carioca. São assuntos do coração que por vezes se explicam e outras vezes não. Sei lá eu porque razão gosto do Osasuna...
O Clapton CFC - não confundir com o Clapton FC, de onde nasceu o CFC, por razões que não vêm ao caso - deu-me hoje uma grande alegria, ao anunciar que o Old Spotted Dog Ground, o campo de futebol mais antigo de Londres, é seu.
O campo, em Forest Gate, foi ocupado pelo Clapton histórico desde 1888, quando em Portugal ainda não se jogava futebol. Depois foi sendo partilhado, com o West Ham, por exemplo, até que há alguns meses atrás deixou de ser a casa do Clpaton FC, que se mudou para o Terence McMillan Stadium, em Plaistow.
O Clapton CFC não desistiu do Old Spotted Dog Ground e vê agora reconhecida a posse do histórico recinto de jogo.
Na temporada 20/21 as equipas do Clapton CFC ainda jogarão no Wadham Lodge Sports Ground, em Walthamstow, já que o Old Spotted Dog Ground carece de melhorias. Mas a luz está de facto ao fundo do tunel e o campo... é "nosso". Uma enorme vitória para o Clapton, para o futebol popular e para a ideia de associativismo como motor da prática desportiva competitiva organizada. Do caraças!
Comentários
Enviar um comentário