O estádio como expressão física da identidade de um clube

Por outro lado, os espaços que acompanham a história das instituições são eles mesmos cápsulas do tempo, guardiões de memórias e de sentimentos individuais e colectivos que juntos são parte imprescindível da identidade de uma egrégora. O estádios de futebol pertencem a esta categoria de lugares que carregam em si o espírito de gerações.
Hoje seria o último jogo da "vida" do velhinho Griffin Park, a casa do Brentford FC. Cento e dezasseis anos como testemunha dos altos e baixos de um clube londrino que é bem a representação do melhor que o futebol inglês tem para oferecer ao jogo: a ligação dos emblemas às suas comunidades locais.
A situação de urgência santária que vivemos impede que os adeptos do clube da abelha se despeçam do espaço a que chamaram "casa" durante mais de um século. É a pior das despedidas, abreviada pela "urgência" dos negócios assinados e concluídos, assunto que não é de todo o foco deste texto.
Importa, nesta hora de virar de página dos "The Bees", lembrar que o futebol chega nesta fase (nos últimos 30 anos, na verdade) ao momento em que o "antigo" se vai descartando e, como ele, parte não recuperável da sua alma original.
Os estádios portugueses são muito menos antigos do que os ingleses, mas a lógica foi e é a mesma. Aliás, o estádio dos estádios deste país - o velhinho campo das Salésias, primeiro com relvado natural permanente para a prática de futebol - foi varrido do mapa em nome de um projecto urbano que nunca saiu do papel. E com ele, segundo muitos, a antiga alma belenenses (o meu avô referia-o vezes sem conta... "gosto muito do Restelo, mas o Restelo nunca será o campo das Salésias").
As Salésias do Brentford vão abaixo. Paz à sua alma.
O que virá - o chamado "Brentford Community Stadium", casa partilhada com o London Irish, da Rugby Union - só o futuro esclarecerá. Em todo o caso será sempre diferente, porque o espírito do lugar não se transplanta, não se imita, não se transporta para as modernas arenas do futebol negócio.
[imagem: Getty]
Comentários
Enviar um comentário