Do "amor à camisola"


As recentes declarações de Paulo Lopo, presidente da SAD do Leixões, acerca do amor ao clube e à camisola dos jogadores revestem-se de genuíno interesse num contexto em que as sociedades anónimas lhes propõem "soluções" que aliviam as suas tesourarias, diminuem os rendimentos dos atletas e sobrecarregam o sistema de segurança social. É uma perspectiva interessante, que apenas à luz dos interesses do "investidor" pode se entendida.

Paulo Lopo chegou à SAD do Leixões em 2016. Nessa circunstância a SAD leixonense descrevia-o em nota à imprensa como "um conceituado empresário com interesses no setor imobiliário, na imprensa escrita e no ramo do entretenimento, tendo sido sócio e fundador da Sociprime, a maior empresa Portuguesa de Field Marketing". Não referia todavia qualquer ligação prévia de Lopo ao Leixões, como associado de longa data, por exemplo.
Em Agosto de 2019 Lopo referia-se ao Leixões como o "amor da minha vida" [1], mas um ano antes (em Agosto de 2018) era apontado por Rui Jorge Rego, candidato à presidência do Sporting, como futuro presidente da SAD de Alvalade. [2] Talvez nessa altura tivesse o mesmo "amor ao Clube e à camisola" que agora não reconhece nos jogadores da SAD que dirige.
"Investidores" e donos de sociedades anónimas, sobretudo aqueles que antes de as comprarem nunca haviam tido ligação alguma ao emblema, vivem geralmente paixões assolapadas que duram enquanto dura o negócio, ou enquanto não surge outro mais proveitoso. Não sei se será o caso de Paulo Lopo, mas tenho uma ideia sobre o assunto.
Creio que o Leixões SAD terá em mãos assuntos bem mais delicados [3] do que o amor (ou falta dele) dos seus profissionais a uma sociedade que lhes pretender retirar fatia de leão (a imagem nada tem a ver com a saída de Lopo para o Sporting, que não chegou a verificar-se) dos salários, aliviando assim a sua própria bolsa.
Todavia, a pergunta que deixo sobre a questão do "amor" entre as partes é a seguinte: que amor tem revelado a SAD do Leixões pelos seus próprios profissionais?

Notas:
[1] "Não sei se estou preparado para vender o amor da minha vida" [Jogo, 22.08.2019]
[2] Caso vença as eleições, Paulo Lopo será o presidente da SAD do Sporting. Que tipo de mais-valia é que pode trazer ao clube de Alvalade? O Paulo Lopo vem acrescentar experiência enquanto presidente da SAD. Ele já é presidente da SAD de um clube que comprou. Criou métodos inovadores que têm trazido resultados brilhantes ao Leixões. Claro que o Sporting não é o Leixões, mas é também um clube que precisa de resultados. O Paulo Lopo tem aptidões importantes para o clube. É necessário reduzir o passivo e as despesas. Esta é a única lista onde o presidente da SAD tem experiência de outra SAD, mais nenhuma candidatura oferece o mesmo. [link]
[3] "O presidente da SAD do Leixões, Paulo Lopo, reagiu à condenação de proibição do clube participar durante dois anos na I e II Liga de futebol." [Sapo Desporto, 28.02.2020]
[imagem]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

17-0, ou como Mourinho se estreou no Belenenses

A segunda morte do Estrela da Amadora

Assembleia Geral Eleitoral 2020: Porque voto A?